"Luana e Joaquim" por Giovanna Borgh Filmes & WonderWeds Assessoria
28/06
2011
Casamento junino com quentão!
Em: Comes & Bebes, Fun & Tips, Inspirações

Acho que poucas noivas se viram casando em ocasiões como uma festa junina…principalmente porque é preciso ter muita personalidade (e gosto) pra fazer com que ele dê certo e seja um sucesso.

Iron AccentsFoto: Iron Accents

 

Eu acho a Festa Junina uma das mais fantásticas demonstrações de cultura do nosso país, e apesar de muitas pessoas terem perdido a oportunidade de viver as quermesses gostosas, com instrumentos culturais, sociais, gastronômicos entre outros, eu tive! Adooro a dança da quadrilha, da cobra e da fogueira, o pé-de-moleque fresquinho, o bigodinho de lápis preto e as pintinhas na bochecha das crianças. Chapéu de palha, fogueira, bandeirola, pipoca quentinha e muito “olha o túnel”.

E eu não posso esquecer do quentão! Não há festa junina sem um quentão reforçado, servido em jarra com concha de metal….não me venham com finger things…quero meu copo cheio!
Aquele cheirinho de gengibre misturado com açúcar, cravo e canela e cachaça…vai penetrando em todos os cantos da casa, da festa…Ah, fala a verdade, não tem champagne que pague esse momento.

Reza a lenda que o primeiro quentão foi servido por volta de 1810, com a chegada da corte portuguesa ao Brasil, mesclando hábitos portugueses aos nossos caipiras, como a quadrilha e o pau-de-sebo. Basicamente, a receita é cachaça de boa qualidade, água para diluir o álcool, gengibre, um pouco de açúcar, cravo da índia, canela em pau, e limões. Uma delícia!

Para os noivos mais descontraídos, descompromissados com todo o kit “casamento quadrado” essa é uma super sugestão para todos se divertirem e nunca mais esquecerem esse casamento. Menos lavanda e mais caminho da roça!

#receita da vez:

Esquenta Casório Matuto

1 litro de cachaça de boa qualidade (não economize nisso)
500 ml de água mineral
2 raízes de gengibre descascadas e cortadas em fatias
2 bagas de cardamomo
5 cravos da índia inteiros
2 canelas em pau médias
2 limões médios cortados em rodela
1 laranja média cortada em rodelas
100 g de açúcar de baunilha

Em uma panela de metal funda de aproximadamente 2 litros coloque o açúcar em fogo médio e deixe até que ele comece a caramelizar para então adicionar a água. Ferva a água e mexa até o açúcar se dissolver e acrescente todos os outros ingredientes, exceto a cachaça. Deixe em fogo médio por aproximadamente 10 minutos. Em seguida acrescente a cachaça e mantenha em fogo médio por mais 3 minutos. Desligue e sirva imediatamente. Decore com uma fatia de laranja com um cravo espetado imersa ao copo. Sirva sem canudo!

Por: Marco de la Roche


 
Comente em "Casamento junino com quentão!"